Projeto Sementes da Transformação

O projeto Sementes da Transformação inaugurado no dia 26/11/2016 foi idealizado pelas alunas do 5/6° período do curso de Serviço Social da Faculdade Multivix unidade de São Mateus e faz parte da disciplina Planejamento e Gestão de programas e projetos sociais, ministrado pela professora Rosimar de Oliveira Silva.

A disciplina além de apresentar aos alunos teorias e técnicas aplicadas no processo de elaboração de um projeto social, e a mesma possui enquanto atividade avaliativa a execução de um projeto social que vise beneficiar a comunidade local.

Neste ano, as alunas propuseram ao invés de uma ação de apenas um dia, que fosse realizado algo que deixasse a “marca” delas em uma instituição e dessa maneira surge a ideia de beneficiar uma instituição local, transformando o ambiente escolhido em uma biblioteca/brinquedoteca.

O critério de escolha foi a relevância social da instituição para a comunidade, com a intenção de dar maior visibilidade para o trabalho realizado pelo mesma. A instituição escolhida foi o Centro de Sócio Cultural Ambiental José Bahia, criada em 1979, pelo senhor José Bahia e possui como foco de trabalho, a complementação educacional e orientação para crianças e adolescentes, além disso o projeto também trabalha com educação ambiental e recuperação de nascentes, através das mudas de plantas nativas que são produzidas em seus viveiros.

Atualmente o projeto atende um total de 60 crianças nos turnos matutino e vespertino e conta com uma equipe composta por 4 professores, 1 coordenação e 2 auxiliares de serviços gerais.
Como a proposta da disciplina é que além das técnicas e teorias que seja fomentado o trabalho interdisciplinar, foi firmado uma parceria com a Plotar Junior, Projetos de Impacto Social em Habitação, que é uma Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil vinculada à Faculdade Norte Capixaba de São Mateus Multivix, que oferece projetos e reformas de baixa complexidade para famílias de baixa renda.

Dessa maneira, a ideia foi elaborada pelos alunos do curso de Serviço Social e a projeção de transformação do ambiente foi elaborada pelos alunos do curso de arquitetura e urbanismo, sob a supervisão da professora Daniela Fernandes.

Para a execução do projeto as turmas se uniram e literalmente “colocaram a mão na massa”, o que resultou em um ambiente colorido, alegre e funcional, como uma biblioteca/brinquedoteca deve ser.

Além do mais, este grupo pode contar com parceria dos alunos de todos os outros cursos da instituição e parceiros externos, que doaram matérias escolares, alimentos, doces, brinquedos, livros, além de matérias que foram utilizados para a transformação do ambiente como tinta, tecidos, bobinas, caixas que com a criatividade e o espírito de sustentabilidade dos alunos se transformaram em móveis que além de bonitos, se tornaram bastante funcionais.