mesa-redonda-pedagogia-0004

Alunos de Pedagogia participam de mesa redonda sobre Educação Especial na Perspectiva na Educação Inclusiva

No dia 28/11, alunos dos 1º/2º e 5º/6º períodos do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix unidade São Mateus participaram da Mesa Redonda Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com a participação das palestrantes Prof. Gilzélia Anchieta Gomes Fernandes (Professora da Sala de Recursos da EEEFM “Marita Motta Santos), Prof, Renata Cristina Araújo Gomes (Técnica do Setor de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de São Mateus), Psicóloga Psicanalista e Prof. Mestranda Suziane Kirmse Comerio e Luana Correia Santana (Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia).

A concepção de educação inclusiva fundamentada numa educação de qualidade para todos, com ênfase no reconhecimento e na valorização das diferenças, requer da escola reflexão sobre as práticas educativas e políticas de atendimento ao estudante, visando desenvolver ações que melhorem as condições de aprendizagem e, por conseguinte, contribuam com a inclusão de todos no processo educativo. Nesse sentido realizou-se a mesa redonda, sendo uma proposta da disciplina de Educação Inclusiva – ministrada pela Prof. Iosana Aparecida Recla de Jesus Christo.

Os palestrantes focaram principalmente na formação dos professores, o acesso e permanência de estudantes com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, a participação da família no processo de ensino-aprendizagem, Autismo e TDAH na visão da Psicanálise e as políticas públicas voltadas para o atendimento desses sujeitos.

A mesa redonda teve por objetivo sensibilizar e mobilizar os discentes do curso de Pedagogia e demais interessados na temática da Educação Inclusiva, para que possam socializar conhecimentos e esclarecimentos sobre a Educação Especial, e o processo de Inclusão de educandos com necessidades educativas especiais na Educação Básica, além de socializar experiências pedagógicas significativas sobre o reconhecimento e a valorização das diferenças nos espaços escolares.